Habite seguro é o apelido para o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação de Profissionais da Segurança Pública, que será lançado ainda esta semana.
Esse programa foi feito para facilitar a compra do primeiro imóvel para todos os profissionais de segurança, sejam eles ativos, inativos, integrantes da reserva remunerada, reformados e aposentados de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e institutos oficiais de Criminalística, Medicina Legal e Identificação. E os pensionistas também estão inclusos neste programa.
O crédito disponibilizado para o programa é de R$100 milhões. E funcionará da seguinte maneira; todos acessarão taxas de juros mais baixas, e as mesmas serão definidas pelos bancos responsáveis. O imóvel escolhido terá um limite de 300 mil, para o caso de alguém que receba um salário de 7 mil reais, que ganhará 13 mil de subversão para dar entrada no financiamento.
O anuncio oficial do programa ocorrerá numa cerimônia oficial no Palácio do Planalto, e contará com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.